IMPORTANTE

APRESENTAÇÃO DOS CURSO DE 2021
Conheça a relação dos Cursos programados para o ano de 2021.
SAIBA MAIS


PRÓXIMO CURSO : URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
CURSO SERÁ REALIZADO POR VÍDEO-CONFERÊNCIA EM 17-18/09
O problema habitacional brasileiro demanda ações nas áreas de produção, regularização e reurbanização. Entretanto, pela complexidade, especial atenção deve ser colocada na área de urbanização de assentamentos subnormais.
O curso buscará abordar aspectos relativos a projeto de reurbanização, compreendendo sistema viário, consolidação geotécnica, drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário.
SAIBA MAIS
INSCREVA-SE

CONHEÇA O FACEBOOK DO INSTITUTO CIDADE
Agora você pode obter informações de nossos trabalhos e de nossos cursos através do Facebook.
-Clique para Temas Urbanísticos Selecionados.
-Clique para Assuntos de Sustentabilidade.
-Clique para Questões de Mobilidade Urbana.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA:
SEU MUNICÍPIO JÁ TEM?

O acesso a recursos federais está vinculado à apresentação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
A TECTON / Instituto CIDADE está habilitada para desenvolver este Plano, preparar as equipes municipais, bem como prestar consultoria.
ENTRE EM CONTATO para que seu Município desenvolva o seu plano.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO 

PRÓXIMO CURSO : REGULARIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS

ESTE CURSO SERÁ REALIZADO ON LINE AO VIVO EM 28 E 29 DE MAIO

O crescimento das cidades brasileiras caracteriza-se pela configuração de duas cidades: a cidade legal e a cidade ilegal.
A regularidade ou irregularidade de uma unidade habitacional são basicamente definidas pelas regras locais, tendo em vista que ao Município compete ordenar o parcelamento, uso e ocupação do solo para fins urbanos; consequentemente a chamada regularização deve ser trabalhada na grande maioria em torno da competência municipal.
Os conjuntos habitacionais para população de baixa renda estão incluídos nessa regularização, porque não são legalizados quanto a posse dos imóveis, mesmo quando existe algum título concedido pelo Poder Público, se caracterizando de forma precária, devido à falta do registro no Cartório de Registro de Imóveis.
A intervenção urbanística tem que levar em conta os elementos que compõem o direito à moradia que, tem em seu conceito a habitabilidade, acessibilidade, segurança na posse, adequação cultural dos projetos, disponibilidade de serviços básicos e infraestrutura.
Portanto, regularizar um empreendimento é passar pelo aspecto urbanístico, jurídico e fundiário, com a percepção da população de ganhos reais com este processo, como por exemplo o acesso a crédito em instituições financeiras.
Este curso volta-se à atuação nas situações de loteamentos e conjuntos habitacionais irregulares - por motivos de ordem técnica, jurídica ou urbanística. A regularização deste tipo de empreendimento é uma necessidade emergencial para a grande maioria dos municípios brasileiros.

INSCREVA-SE

APRESENTAÇÃO DE CURSOS EM 2021
Plano de Regularização de Empreendimentos Habitacionais
28/5 e 29/5
Plano de Desenvolvimento de Bairro
25/6 e 26/6
Revisão do Plano Diretor de São Paulo
3/7
Plano de Mobilidade Urbana
6/8 e 7/8
Urbanização de Favelas
17/9 e 18/9
Revisão do Plano Diretor Participativo
15/10 e 16/10
Plano de Habitação de Interesse Social
26/11 e 27/11

AVALIAÇÃO DO CURSO URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
O curso Urbanização de Favelas, organizado pelo Instituto CIDADE e realizado no Ycon entre 9 e 10 de novembro, recebeu expressiva aprovação, com 94% de avaliações Ótimo e Bom, Todos os alunos afirmaram recomendar o curso e, para 43% destes o curso superou as expectativas.
Dentre os quesitos melhor avaliados, Conteúdo do programa, Didática do docente e Domínio do tema pelo docente receberam 100% de avaliações Ótimo e Bom.




AVALIAÇÃO DO CURSO PLANO DIRETOR E ZONEAMENTO DE SÃO PAULO
As duas versões do Curso ‘Plano Diretor e Zoneamento de São Paulo’, realizadas pelo Instituto CIDADE no Ycon, em dezembro, recebeu aprovação 95% das avaliações Ótimo e Bom. Todos os alunos afirmaram recomendar o curso.
Dentre os quesitos melhor avaliados, Didática do docente e Domínio do tema pelo docente receberam 100% de avaliações Ótimo e Bom.




AVALIAÇÃO DO CURSO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO
O curso Plano Diretor Participativo, realizado nos dias 14 e 15 de Setembro, no Ycon, recebeu expressiva aprovação com 92,86% de avaliação ótimo e bom. Os quesitos conteúdo, didática e domínio do tema receberam 100% de avaliação ótimo e bom.
Todos os alunos, informaram que "recomendariam o curso".


AVALIAÇÃO DO CURSO PLANO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
Curso "Plano de Habitação de Interesse Social", realizado em 24 e 25 de Agosto, recebeu 100% de Aprovação, com 85,7% de avaliação Ótimo. Os quesitos Domínio do Tema pelo Docente e Didática do Docente receberam 100% de avaliação Ótimo.
Todos os alunos, informaram que "recomendariam o curso" e consideram que o curso "superou ou atendeu suas expectativas".




(11) 3571-7311